terça-feira, 29 de março de 2011

Fórum Mundial de Sustentabilidade

Por algum acaso vocês sabiam que existe um Fórum de Sustentabilidade Mundial? Também por acaso vocês sabiam que a edição desse ano foi realizada em Manaus? Poucos devem ter dito sim, aos que não sabiam ou que não acompanharam o fórum as linhas abaixo são um breve resumo sobre o que foi este evento.

Algumas personalidades famosos estiveram presentes, como Bill Clinton (42º presidente norte-americano), Arnold Schwarzenegger (ex-governador da Califórnia), entre outros, além de importantes empresários estrangeiros e nacionais. Em suma o Brasil foi elogiado por ter boa parte de sua matriz energética com fontes renováveis de energia, foi alertado sobre os investimentos e perspectivas acerca do Pré-sal e sobretudo cobrado, pois deveria ser exemplo e líder no âmbito das energias renováveis, o que está muito longe de ser.

Não investimos em P&D (pesquisa e desenvolvimento), mas isto é o tema para uma outra postagem, talvez em breve, está é mais para informá-los de que o tema sustentabilidade é essencial para o futuro de nosso planeta, e nós somos peça chave no mundo, querendo nós ou não.

domingo, 27 de março de 2011

Ficha Limpa

Meus caros, hoje é mais um Dia de Política, como todos devem ser. Gostaria de trazer uma discussão a tona: a do Ficha Limpa. Aos que ainda não sabem, a lei de iniciativa popular não valerá para as eleições do ano passado e nem esta definida quando entrará em vigor.

Não venho aqui para discutir detalhes do STF (Superior Tribunal Federal), quero sim suscitar um pensamentos em vocês: o de que nem todos os políticos do Brasil são eleitos. Calma, vou explicar. Existem muitos cargos da política brasileira que são indicações, ou seja, os políticos eleitos é que indicam esses cargos. Devido a isso não basta somente o eleito ao cargo possuir uma FICHA LIMPA, todos que fazem parte de nosso sistema político deveriam ter.

Não sejamos ingênuos a tal ponto de acreditar nesse conto de fadas, só quero que se atentem aos próximos noticiários e percebam que a maioria dos casos de corrupção vem dessas pessoas que são indicadas pelos governantes efetivamente eleitos. Claro que alguém que nunca foi a um tribunal, em teoria, é uma "pessoa melhor" do que alguém que já foi, mas o Ficha Limpa não é a resolução de todos os nossos problemas com a corrupção, é só mais um passo para a consolidação da nossa democracia.

sábado, 26 de março de 2011

Conselho de Segurança

Vocês sabem o que é o Conselho de Segurança? Um rápido resumo antes dele e o que ele tem a ver com o Brasil hoje. Conselho de Segurança, ou somente CS, é um órgão da ONU no qual é tomada todas as decisões que envolvam a segurança global. Ele é composto por membros permanentes (EUA, Rússia, China, Inglaterra e França) e membros rotativos, os membros permanentes tem poder de veto, ou seja, se um deles votar NÃO contra uma ação ela não ocorrerá, enquanto os membros rotativos não tem toda essa relevância, se os 5 membros permanentes votarem SIM, a decisão é final.

Agora o que isso tem a ver com o Brasil? Muito. O nosso maior objetivo na política internacional é conseguir se tornar um membro permanente deste conselho, o que implica enormes responsabilidades. Há muito o que se falar sobre esse tema, mas prefiro iniciar uma reflexão do que resumir assuntos demasiado complexos:

Imaginem que nos tornemos membros permanentes do CS, dessa forma nosso governo terá uma influência nos assuntos militares do mundo, podemos votar em iniciar ou não uma guerra. A questão é que são os representantes que colocarmos no poder através das votações que tomarão essa decisão, políticas internacionais nunca fizeram pauta das campanhas de nossos presidentes, agora que estamos, mais do que nunca, próximos de um patamar internacional, essa reflexão deve fazer parte das nossas discussões políticas também.

Os EUA não é mais PODER ÚNICO, e quando fizermos parte do CS teremos tanta responsabilidade quanto eles, nosso presidente não será somente nosso, será do mundo também.

Visita do Obama

Creio que até mesmo os menos informados ficaram sabendo da visita de nosso companheiro, ops, esqueci que já mudamos de presidente, do nosso "colega" americano Barack Obama, por mais que ele tenha trazido a família consigo, isso não significa que a viajem foi a passeio, muito pelo contrário, foram negócios que o trouxeram ao nosso país tropical. Agora quais negócios?

Um dos motivos é o Pré-sal, com as recentes crises na região Árabe, o principal fornecedor de petróleo do mundo, os EUA precisam assegurar sua matriz energética, e devido as recentes descobertas das imensas reservas de petróleo em nosso litoral e a tragédia nuclear no Japão (o que pôs em xeque o desenvolvimento da energia radiativa no mundo todo) é claro que eles vão aproveitar para negociar conosco um pouco deste ouro negro.

Outros temas fizeram parte da pauta do presidente norte-americano aqui, um importante é sobre o Conselho de Segurança, assunto de uma outra postagem, confiram.

domingo, 20 de março de 2011

Partido Social Democrático

PT e PSDB são as legendas partidárias mais conhecidas de nossa nação, até que nas últimas eleições presidenciais o PV ganhou bastante visibilidade, mas não ao ponto de se tornar uma terceira opção de governo (digo um governo competitivo).

Se tudo ocorrer como o planejado hoje pode ser início de uma real terceira via partidária no Brasil, o PSD (Partido Social Democrático). Promessa deste novo partido idealizado pelo atual prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Nada muito entusiástico por ora, já que a sigla visa, primordialmente, conseguir o governo do estado em 2014 e depois se fundir com o PSB (Partido Social Brasileiro).

Por enquanto não pode ser dito muito, embora já há nove meses esse possível sigla vem agitando o mundo político e promete abalar muito mais. Imprescindível é ficarmos informados quanto a ele, pois é certo que ele faça diferença (benigna ou maléfica) no Estado de São Paulo.

sábado, 19 de março de 2011

Dia de Política

Futebol, carros, novelas, BBB e outros temas são recorrentes de nosso cotidiano, estão sempre presentes em conversar com amigos, colegas de trabalho ou até mesmo desconhecidos. Agora política, você costuma discutir com alguém? Aliás, o que você sabe sobre política? Democracia? Fisiologismo? Creio que muito pouca coisa, senão nada, não é verdade?


O objetivo deste blog é trazer a política ao cotidiano de quem o acompanhar, e antes que você desista de ler este texto por achar o tema inútil - muitos pensam que estar alheio a isso é melhor do que acompanhar os atos dos corruptos - aviso de antemão que é esse tipo de pensamento que deixou nossa situação política chegar aos níveis tão baixos que se encontram hoje.


Política não é um tema só para ser discutido entre os "políticos", mas sim por todos, afinal de contas estamos ou não numa democracia? Não é o povo que elege quem está no poder? Pois bem, ignore-os e eles os ignorarão também, assim fica fácil ser egoísta e fazer política só para eles. Política é um tema inerente a todo e qualquer indivíduo de uma democracia, ela deve ser discutida constantemente para que haja um governo realmente democrático e eficiente.


No Dia de Política haverá textos simples, que informem políticas - isso não inclui somente o governo - que estejam ligadas intimamente a nossas vidas. Levem, não só os temas deste blog, as discussões políticas para o seu cotidiano, não sejam pragmáticos e nem céticos, opinem e discutam, reflitam e exponham suas conclusões, ouçam as opiniões alheias e fortalecem não só seu intelecto, como toda a nação.