sábado, 26 de março de 2011

Conselho de Segurança

Vocês sabem o que é o Conselho de Segurança? Um rápido resumo antes dele e o que ele tem a ver com o Brasil hoje. Conselho de Segurança, ou somente CS, é um órgão da ONU no qual é tomada todas as decisões que envolvam a segurança global. Ele é composto por membros permanentes (EUA, Rússia, China, Inglaterra e França) e membros rotativos, os membros permanentes tem poder de veto, ou seja, se um deles votar NÃO contra uma ação ela não ocorrerá, enquanto os membros rotativos não tem toda essa relevância, se os 5 membros permanentes votarem SIM, a decisão é final.

Agora o que isso tem a ver com o Brasil? Muito. O nosso maior objetivo na política internacional é conseguir se tornar um membro permanente deste conselho, o que implica enormes responsabilidades. Há muito o que se falar sobre esse tema, mas prefiro iniciar uma reflexão do que resumir assuntos demasiado complexos:

Imaginem que nos tornemos membros permanentes do CS, dessa forma nosso governo terá uma influência nos assuntos militares do mundo, podemos votar em iniciar ou não uma guerra. A questão é que são os representantes que colocarmos no poder através das votações que tomarão essa decisão, políticas internacionais nunca fizeram pauta das campanhas de nossos presidentes, agora que estamos, mais do que nunca, próximos de um patamar internacional, essa reflexão deve fazer parte das nossas discussões políticas também.

Os EUA não é mais PODER ÚNICO, e quando fizermos parte do CS teremos tanta responsabilidade quanto eles, nosso presidente não será somente nosso, será do mundo também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário