sábado, 21 de maio de 2011

Resumo da semana

Saudações leitores! Antes de qualquer coisa novamente irei me retratar pela escassez de conteúdo, cada vez mais tenho menos tempo para tudo. Além disso já os aviso que há neste resumo há uma "notícia" internacional, o foco deste blog é a política nacional, contudo, situações e acontecimentos mundiais que podem - e devem - nos afetar também terão espaço aqui. Vamos a semana então...

*

Antonio Palocci - esta semana o que mais repercutiu no cenário político nacional foi o caso do aumento em 20 vezes do patrimônio do atual chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, anunciado pela Folha de S. Paulo no domingo passado. Esse aumento se deu entre 2006 e 2010, enquanto ele era deputado federal, e é proveniente de sua empresa Projeto. A oposição exige que ele explique detalhadamente essa crescimento da empresa, uma explicação no plenário da Câmara foi barrada pela base governista, com 266 votos contrários, 72 a favor e 8 contra. Agora a aposta é numa Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), contudo, a oposição não possue deputados e senadores para aprovar, sozinhos, essa CPI, dessa forma já procuram aliados no próprio governo.


Direção do FMI - o atual ex-diretor do Fundo Monetário Internacional (FMI), Dominique Strauss-Khan, que perdeu seu cargo depois de ser preso acusado de estupro, hoje passa a prisão domiciliar em um apartamento em Nova Yorque. Um artigo publicado no jornal The Wall Street Journal defende que o novo diretor do fundo seja de um país emergente, opinião compartilhada pelo El País. Desde que foi criado, a mais de seis décadas, o fundo sempre foi dirigido por europeus, devido a um acordo tácito com os EUA, onde a Europa fica no comando do FMI e os EUA indicam o presidente do Banco Mundial. Agora com países emergentes sendo tão significativos na economia mundial é completamente plausível que isso ocorra, ainda mais com as instabilidades econômicas que a Europa vem passando.


Linha-5 do Metrô - desde outubro do ano passado as obras da ampliação da Linha-5 do Metrô paulistano estavam suspensas devido suspeitas de irregularidades nas licitações da obra. Agora o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, decidiu continuar as obras com as mesmas empresas da licitação em discussão, alegando que as provas apresentadas não tem valor como prova judicial para parar as obras. Com os atrasos a linha que deveria estar pronta em 2012 só será entregue em dezembro de 2014, além de ser a mais custosa da expansão do Metrô da cidade, custando ao erário mais de 4 bilhões de reais.

*

Por alto

Fim das sacolas: aprovado pela Câmara Municipal projeto só espera a sanção do prefeito Gilberto Kassab para proibir a circulação de sacolas plásticas na cidade.

Estação "diferenciada": o governador Geraldo Alckmin disse que já esta decidido quanto a estação em Higienópolis, afirmando que esta ficará na rua Sergipe.

ENEM: INEP confirma duas provas ano que vem, além das datas deste ano confirmadas: provas dias 22 e 23 de outubro e inscrições que se iniciam às 10h deste dia 23.

Código Florestal: ruralistas continuam protestos esta semana, desta vez as principais reivindicações é por tratamento diferenciado entre grandes e pequenos proprietários de terras.

Personalidade do ano: Marina Silva foi eleita Personalidade do Ano na primeira edição do GreenBest (premiação voltada a iniciativas e projetos de sustentabilidade no Brasil).

Protesto de professores: ontem cerca de 200 professores de Fatec's e Etec's do estado fizeram uma manifestação no vão livre do MASP por melhorias salariais.

domingo, 15 de maio de 2011

Resumo da semana

Primeiramente me desculpe pelo atraso, o resumo da semana deveria ter sido postado ontem, não pude fazê-lo. Continuando minha retratação, estive sem tempo de acompanhar muita coisa na última semana, por isso este resumo não está "completo", mas dá para o gasto.

*

Novo Código Florestal - a votação adiada para a última terça e remarcada para quarta do novo Código Florestal foi marcada por palavras ofensivas, acusações e discordâncias dentro dos próprios partidos ou bases aliadas - principalmente do PT. Não houve consenso algum, motivo que adiou pela terceira vez a definição deste. O texto pode influenciar desde pequenas propriedades até latifundiários, tanto quanto produtores agrícolas ou de rebanhos, como também o reflorestamento de diversas propriedades privadas. Desta vez houve uma intensa repercussão no Twitter acerca desta votação (saiba mais).


Alckmin e o PSD - após ameaçar não implantar ETEC's em cidades do interior, cujos prefeitos cogitavam debandar do PSDB para integrar a nova sigla fundada por Gilberto Kassab, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, já admite uma possível aliança com o PSD. Seu discurso é de que primeiro o partido deve esperar a consolidação da nova sigla, pois ainda não se sabe se esta será governista ou da oposição (talvez o PSD consiga fazer o que o PT anda tentando a anos no estado de São Paulo - conseguir votos - por isso a preocupação do governador).


Ana de Hollanda - depois de causar polêmica por tirar a licença Creative Commons do site do Ministério da Cultura, agora a ministra é novamente notícia na mídia por gastar mais do que deve. Mesmo possuindo imóvel no Rio de Janeiro ela recebeu verba de hospedagem do governo para compromissos oficiais nesta cidade, ao total nos primeiros quatro meses de governo foram R$35,5 mil reais para 65 hospedagens (sendo que em 16 desses dias não houve compromisso oficial). A CGU (Controladoria-Geral da União) na última segunda pediu o ressarcimento para o governo de pelo menos 5 dias em que não há justificativa para os gastos.


Higienópolis - com grande repercussão nas redes sociais, culminado até em protestos físicos e pacíficos, gerado por um abaixo assinado da associação Defenda Higienópolis, com 3.500 assinaturas, exigindo que o Metrô não construisse uma estação no cruzamento da avenida Angélica com a rua Sergipe, que tem com principais argumentos a proximidade a outras estações do Metrô na região. Diante dos protestos de ambas as partes (tanto da associação quanto da sociedade em geral) o Metrô primeiramente recuou e por último - até agora - definiu que a estação será construída, mas ainda não foi definido onde.


*

Por alto

Sem sacolas: Mesmo adiado um acordo do governo com a Associação Paulista de Supermercados pode retirar as sacolas plásticas de "circulação".

O padrinho se foi: pesquisa recente do IPEA revela queda do otimismo das famílias brasileiras quanto ao Governo Federal (íntegra da pesquisa).

Novo ENEM: novamente o ENEM pode ter mudanças, podendo ser aplicado duas vezes no mesmo ano.

sábado, 7 de maio de 2011

Resumo da semana

Mais uma semana termina e a política não para. Além dos resumos dos principais assuntos da semana irei adicionar links rápidos nos resumos semanais, na verdade são quase manchetes de notícias, caso se interessem haverá um link para saberem mais do assunto. Vamos a semana então...

*

Conselho de Ética - após quase dois anos inativo o Conselho de Ética do Senado foi reaberto. Dos seus 15 novos membros, 8 sofrem processo na justiça por alguma malfeitoria. Entre eles está o senador Renan Calheiros (um atrito entre ele e o humorista Danillo Gentilli teve repercussão na mídia; saiba mais), Delúbio Soares e José Sarney.

União homossexual - nesta quinta-feira o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu, por votação unânime, que casais homossexuais se equiparam a heterossexuais, ou seja, tem os mesmos direitos perante a lei.

Novos Estados - a Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira, a realização de um plebiscito que visa criar dois novos Estados na região que hoje é o Pará. Após votação popular o projeto vai para o Congresso e sanção presidencial.

Inflação - segundo o IBGE a inflação ficou em 6,51% no mês de Abril, ultrapassando o teto estabelecido pelo Banco Central de 6,5%. Segundo o Ministro da Fazendo, Guido Mantega, a inflação chegou a seu máximo e cairá nos próximos meses, sendo até possível alcançar a meta de 4,5% do governo para este ano.

Novo Código Florestal - a votação foi adiada novamente, agora esta marcada para a próxima terça-feira. Reuniões internas do Governo e atritos entre ruralistas e ambientalistas foram os principais motivos do novo adiamento.

*

Por alto

Sigilo Eterno: Dilma pressiona o Legislativo na aprovação do projeto de lei de acesso a informações publicas.

Metrô via SMS: Metrô vai avisar sobre problemas no sistema via SMS's.

Brasileiros na miséria: IBGE divulga pesquisa que aponta que 16,2 milhões de brasileiros são extremamente pobres.

Aécio Presidente: senador tucano se aproxima do PSD visando candidatura em 2014.

Partido Militar: o PMB publica estatuto e pretende disputar cargos já nas próximas eleições.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Omissões

Omitir é um ato comum na política brasileira, inclusive vejo pouco engajamento da população e de quaisquer órgãos para que isso mude. Eu sou favorável de que as gestões sejam o mais transparentes possíveis, entretanto, existem situações em que é necessário NÃO REVELAR FATOS pensando no bem geral do povo. Vou lhes descrever uma hipótese em que possa ocorrer isto.

*

Imaginem-se como prefeitos de uma cidade, por algum motivo o governo do estado solicita boa parte de seus carros, armas e efetivo de policiais, a ponto de não haver patrulhas o suficiente para todos os bairros do município. O que você faria numa situação destas? Tornaria pública a falta de contingente da polícia, para que inclusive os criminosos fiquem sabendo que seus crimes terão mais chances de serem impunes, abrindo as portas para um pandemônio na cidade. Ou você omitiria o caso até que o sistema de segurança tenha sido reestabelecido e tomaria as devidas providências para que isto não ocorresse mais?

*

Entenderam agora o porque de as vezes omissões serem necessárias? Eles devem ser ao máximo evitadas para que os governos sejam o mais transparentes possíveis - por mais que assim não seja no Brasil contemporâneo -, embora, como provado, existem situações nas quais elas são necessárias para o bem maior de todos. Cabe aos políticos decidirem isto, coisa que fazem sem muito pudor hoje em dia.