quinta-feira, 5 de maio de 2011

Omissões

Omitir é um ato comum na política brasileira, inclusive vejo pouco engajamento da população e de quaisquer órgãos para que isso mude. Eu sou favorável de que as gestões sejam o mais transparentes possíveis, entretanto, existem situações em que é necessário NÃO REVELAR FATOS pensando no bem geral do povo. Vou lhes descrever uma hipótese em que possa ocorrer isto.

*

Imaginem-se como prefeitos de uma cidade, por algum motivo o governo do estado solicita boa parte de seus carros, armas e efetivo de policiais, a ponto de não haver patrulhas o suficiente para todos os bairros do município. O que você faria numa situação destas? Tornaria pública a falta de contingente da polícia, para que inclusive os criminosos fiquem sabendo que seus crimes terão mais chances de serem impunes, abrindo as portas para um pandemônio na cidade. Ou você omitiria o caso até que o sistema de segurança tenha sido reestabelecido e tomaria as devidas providências para que isto não ocorresse mais?

*

Entenderam agora o porque de as vezes omissões serem necessárias? Eles devem ser ao máximo evitadas para que os governos sejam o mais transparentes possíveis - por mais que assim não seja no Brasil contemporâneo -, embora, como provado, existem situações nas quais elas são necessárias para o bem maior de todos. Cabe aos políticos decidirem isto, coisa que fazem sem muito pudor hoje em dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário