sábado, 30 de abril de 2011

Resumo da semana

Tenho que me desculpar pela ausência de conteúdo neste blog, o tempo é cada vez mais escasso. Mesmo assim a partir de agora me comprometerei a certa constância de postagens neste sítio, um desses comprometimentos serão os Resumos da semana, que serão postagens aos sábados com um resumo do que mais importante ocorreu no política nacional (em todos os âmbitos: municipal, estadual e federal) durante a semana. Serei o mais sucinto possível nos textos, embora o tema seja complexo, assim, precisarão dedicar um pouco mais de 5 minutos para lerem esses resumos, mas é por uma boa causa. Vamos a esta semana então...


*

Angra 3 - O Governo brasileiro pretende inaugurar a usina nuclear Angra 3 até 2015, justificada na necessidade energética do país. Esta semana o maior questionamento foi a cerca dos depósitos do resíduos radioativos produzidos nas usinas, pois nem mesmo os países de primeiro mundo possuem depósitos definitivos para esses (possuem somente projetos). Resumindo o processo, o material radioativo precisa ser resfriado por cerca de cinco a oito anos em piscinas especiais, depois deve ser isolado em cápsulas e locais específicos por cerca de 300 anos. O IBAMA determinou que até 2018 deve se iniciar a construção de um depósito definitivo no país.


Analfabetismo - Nesta sexta-feira foi divulgado os dados sobre a alfabetização da população brasileira, segundo Censo de 2010 do IBGE. Dos 190.755.799 habitantes (dados atualizados pelo mesmo Censo) 9%, o que equivale a cerca de 17 milhões de pessoas, não sabiam ler nem escrever. Houve uma avanço comparado a última década, onde 12,8% dos brasileiros não era alfabetizados, embora ainda haja muito o que se fazer nessa área.


Delúbio Soares - ele que foi um dos protagonistas do Mensalão, e que ainda tem processos tramitando no Supremo Tribunal Federal, retornou ao Partido dos Trabalhadores com votação de 60 votos a 15, no Diretório Nacional do TP. Se for acusado neste processo será barrado de ser candidato pela Lei Ficha Limpa, um tiro no pé por parte do PT (ao menos na minha opinião).


Novo Código Florestal - Já muito foi discutido sobre as mudanças no Código Florestal brasileiro, não vou dar muitos detalhes, já que muita coisa ainda vai ser mudada, o principal a saber é que as principais divergência são acerca das APPs (áres de preservação permanente - principalmente em margens de rios) e as reservas legais (área que deve ser mantida a mata nativa nas propriedades). O projeto será votado na Câmara semana que vem. Quando as decisões forem efetivamente tomadas relato aqui para todos.


Combustíveis - O grande problema atual é a entressafra da cana-de-açucar, o que aumentou vertiginosamente o preço do álcool, fazendo a gasolina ser mais procurada, a demanda é tão grande que estamos importando combustíveis para suprir essa necessidade, logicamente a preços bem salgados. Segundo o governo até meados de Maio o preço do álcool deve começar a retroceder. É o que veremos.


*

Bem, foi isso que considerei o mais importante, politicamente falando, nesta semana - o casamento real não foi citado porque é o parlamento da Inglaterra que governa efetivamente o reino, não a alegórica família real que hoje é só enfeite para a política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário