quinta-feira, 14 de abril de 2011

Responsabilidade Democrática

A culpa é do Governo. Quantas vezes você já disse essa frase? Creio que muitas vezes, e na maioria delas não é tão pequena, mas sim vem acompanhada de alguns deveres do mesmo, como educação, saúde, segurança, transporte e etc.. É fácil dizer que o Governo é culpado pelo descaso com a educação de nosso país, é fácil dizer que não existem nem hospitais e nem profissionais suficientes para atender a demanda nacional, é fácil dizer que não há meios de locomoção decentes no país, difícil é assumir essa responsabilidade.

Acharam estranho o final do último parágrafo, mas sim, foi isso mesmo que vocês entenderam, assumir a responsabilidade por tudo isso. Como assim? Nosso sistema político é uma democracia, certo? Assim sendo quem decide o Governo é o povo através das votações, portanto, responsável por tudo aquilo que este Governo "escolhido" faz ou deixa de fazer. E nem mesmo aqueles que digam que o candidato em que votou não foi eleito, pois mesmo este não tendo um cargo vigente ele faz parte da oposição, que não deve permitir que o Governo faça qualquer coisa que não seja em prol da população.

É assim que funciona uma democracia, com deveres e direitos, o povo tem o direito de escolher quem governa e tem o dever de lhes cobrar o que foi "prometido" nas campanhas. Eximir-se de culpa não é forma de solucionar problemas, muito pelo contrário, virar as costas para a política depois das eleições é contribuir para o retrocesso do país. Isso aliado ao grande comodismo brasileiro, com o pensamento de que "não está bom, mas dá para viver" e assim levando a vida. Dessa forma não se evolui de maneira alguma, desperdiçando todo o grande potencial que o Brasil tem. Isso está mudando nos últimos tempos, muito vagarosamente, mas mudando, e quem sabe um dia seremos uma nação politizada, com a responsabilidade democrática dividida em todos os cidadãos e todos contribuindo para a evolução da nação.

Um comentário:

  1. Uma Nação do tamanho da brasileira precisa ser participativa, "entrar" no governo. Por isso, concordo plenamente com esse texto. Muito bom, parabéns.

    ResponderExcluir