terça-feira, 5 de abril de 2011

Belo Monte

Se o título desta postagem não lhes ativou na memória toda a história que a construção desta usina hidrelétrica já causou vou fazer um rápido resumo:

Com a crescente evolução do país temos a necessidade de mais energia, pensando nisso o governo brasileiro já vem planejando (um caso raro, mas que há explicação - não nesta postagem), como obter mais energia para a nação. Uma das novas fontes de energia é a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, planejada para ser construída no rio Xingu, no estado do Pará. Muito polêmica já surgiu envolto deste tema, a comunidade indigena do região está constantemente em protesto, como também personalidades mundial conhecidas, como Bill Clinton, Arnold Schwarzenegger, James Cameron entre outros. Em resumo os protestos são contra os danos ambientais e sociais que as áreas inundadas irão causar.

Semana passada a CIDH (Comissão Interamericanda de Direitos Humanos) se posicionou a favor das comunicades indígenas que residem ali, ou seja, exigiu explicações detalhadas do governo brasileiro e maiores discussões com a comunidade indígena, e talvez - se o caso continuar a gerar polêmica - até precisar se retratar a algum órgão internacional, como a própria CIDH.

Estamos numa era em que a natureza e a tecnologia tentam conviver mutuamente, embora seja difícil é a única saída viável, pois não PODEMOS viver sem a natureza e já não CONSEGUIMOS mais viver sem a tecnologia.

Fugi um pouco do foco, embora filosofia também esteja envolvida com política, a grande questão aqui é como os governantes, que NÓS escolhemos, lidam com a questão da energia e do futuro, porque por mais que nossos pensamentos e ações sejam conscientes e sustentáveis, são eles que estão no poder que decidirão o nosso futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário