segunda-feira, 11 de abril de 2011

Alegoria do Nordeste

O tema já nem está mais tanto na mídia, entretanto, ainda é de vital importância para o país: o Nordeste. Muito polêmica foi gerada nas últimas eleições acerca do Bolsa Família e seus reais objetivos. Nos parágrafos abaixo vou explicar melhor a situação do Nordeste, para isso vou usar uma alegoria, todos devem conhecer o ditado popular "é melhor ensinar a pescar do que dar o peixe", basicamente é o que acontece no Nordeste, mas vou ampliar o sentido para que todos entendam melhor tudo.

*

Imaginem o Nordeste como uma enorme planície, com um buraco erosivo no centro (que deveria ser um lago - nesta alegoria imaginem-o como a infraestrutura do Nordeste) e algumas casas na ponta deste planície. Naturalmente há pouquíssima água nesse buraco, consequentemente há poucos peixes nele, que nem são suficiente para a alimentação da população local. Agora começa a intervenção do Governo, que dá peixes (os auxílios sociais como o Bolsa Família) para o povo. Além disso o Governo coloca um pouco mais de água no buraco, assim as poucas pessoas que sabem pescar conseguem pescar seu próprio peixe. Essa é a situação atual do Nordeste.

O ideal seria se o Governo enchesse o lago de água, e não somente isso, como também o fizesse propício ao desenvolvimento de uma espécie de peixe nativa da região, que se reproduzisse em abundância no lago. Mas até aqui isso não é suficiente, é necessário que o povo saiba pescar também, assim eles podem prover seu próprio sustento.

*

Talvez a alegoria ainda esteja um pouco confusa, o que quero o que vocês entendam melhor o fato de o Governo investir dinheiro do país inteiro em programas sociais que não tem retorno algum, claro que o nordeste precisa de amparo, mas sobretudo ele precisa de infraestrutura e mão de obra qualificada para trabalhar nas indústrias e no comércio (quase inexistentes por lá - o que o governo deveria fomentar). Enfim, espero ter podido esclarecer melhor essa questão em mais esse Dia de Política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário