domingo, 10 de abril de 2011

Energias

Apesar do insucesso da enquete que fiz neste blog esta postagem será sobre tipos de energia. O que isso tem a ver com política? Imaginem sua vida sem energia? Não há mais como vivermos sem ela, dessa forma a maneira na qual obtemos essa é de vital importância para todos, não só no âmbito nacional, mas para a humanidade como um todo. Vamos ver um pouco mais sobre cada um desses principais tipos de energia, depois concluímos o assunto melhor.

Energia Hídrica: é a energia obtida através da água, a forma mais comum é na forma de usinas hidrelétricas. Nestas constroem-se barragens para represar a água vinda de mananciais próximos e da própria chuva, a grande consequência é a inundação de enormes áreas para a construção da represa. A água represada tem um grande quantidade de energia potencial, que ao passar pelas turbinas se transforma em energia cinética, daí obtemos a energia elétrica.

Energia Térmica: Neste tipo de obtenção de energia é feita a queima de algum tipo de combustível, os mais utilizados atualmente são o carvão, o óleo, derivados do petróleo e a cana de açúcar (biomassa). A queima destes produz calor, que aquece certa quantidade de água, o vapor, a altas pressões, e conduzido por tubulações até uma turbina, que faz ela girar (energia cinética) e daí esta se transforma em energia elétrica. O vapor é resfriado até retornar ao estado líquido e reaproveitado no mesmo processo. A ponto negativo de tudo isso são gases poluentes produzidos na queima dos combustíveis.

Energia Eólica: Essa é bem simples, imaginem moinhos de vento, que ao invés de produzir energia cinética para moer grãos ou transportar água de pequenos riachos é convertida em energia elétrica. O grande problema deste tipo de energia é o seu armazenamento, que se dá através de batérias, que são compostas de matériais (como chumbo, zinco, níquel, lítio e etc.) extremamente poluentes, e que se descartados de forma errada podem causar severos danos na natureza. Este falo aliado a premissa que todas as baterias tem uma meia-vida, ou seja, elas são produtivas até certo tempo, depois precisam ser trocadas para que não haja perca de energia, faz-se questionar esse tipo de obtenção de energia. Embora já haja tecnologia para se produzir esse tipo de energia sem o uso de batérias ela é inconstante, como depende de fenômenos naturais, por isso não é uma opção muito utilizada, além de não ser barata.

Energia Solar: uma das mais abundantes do mundo, quiça a maior, pode ser usada de diversas maneiras, as mais comuns são a fotovoltaica onde painéis convertem a radiação da energia solar em energia elétrica. É uma tecnologia nova e muito cara, além de necessitar de baterias antes de chegar ao consumo final. Também pode ser convertida em energia térmica, é uma prática incomum e cara, onde através de refletores especiais os raios solares são convertidos num ponto comum, como numa lupa, esquentando a água e gerando vapor, daqui o processo é igual aos outros supracitados.

Energia Nuclear: esta é a mais complexa e a que tenho menos conhecimento para versar, embora possa esclarecer no geral o que ela é. Funciona da mesma forma que nas termoelétricas, a mudança e na forma de obtenção de calor, que nas usinas nucleares, ou atômicas, é feito através da fissão de átomos, a parte complicada do processo a qual não tenho conhecimento amplo, enfim, daí se obtem calor e se produz vapor, o grande problema é o lixo atômico produzido, que deve ser devidamente armazenado, pois o contato, direto ou indireto, com pessoas pode causar sequelas inversíveis e até a morte. Além dos riscos em caso de acidentes, como o recente em Fukushima, no Japão.

Enfim, entenderam porque isso tem a ver com política? Somos nós diretamente que decidimos onde o dinheiro do governo será investido na obtenção de energia? Diretamente não, mas são os governantes nos quais votamos que fazem isso, por isso é nossa responsabilidade também. Some isso as proporções continentais do Brasil aliado ao fato de termos os maiores biomas da Terra, e mais alguns afins, temos muito o que nos preocupar quando o assunto é energia. Pois bem, se você não prestou atenção na proposta de seu candidato nesse âmbito nas eleições passadas, espero que preste na próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário