segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Resumo da semana

Desta vez o atraso foi ainda maior, devo mais uma desculpa a vocês. Atrasado, ai está o Resumo da Semana.

*

Crise no Ministério dos Transportes

A "faxina" no Ministério dos Transportes continua, o último a sair da pasta foi o Coordenador Geral de Operações Rodoviárias do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Marcelino Augusto Santa Rosa, sendo o vigésimo a ser exonerado desde o início da crise.

O grande número de demissões, que retiraram seis dos sete diretores da pasta, fez o Governo ampliar o poder do conselho do Dnit, que agora pode nomear interinos para os cargos vagos no departamento.

Agravando a situação do Ministério, foi divulgado no jornal O Estado de São Paulo deste domingo que 14% dos contratos do departamento tem adicionais acima dos 25% permitidos por lei, elevando ao todo o orçamento em R$ 2,6 bilhões.


Jornal O Estado de São Paulo está censurado a dois anos

Desde 31 de julho de 2009 o jornal O Estado de São Paulo esta impedido de publicar informações sobre a operação Boi Barrica da Polícia Federal, que investiga o envolvimento do empresário Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney, sobre irregularidades, tráfico de influência e corrupção em ministérios e estatais.

A decisão partiu do juiz do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, Dácio Vieira, sob o argumento de que o direito à privacidade prevalece sobre a liberdade de expressão. O juiz já foi afastado, mas o jornal ainda espera julgamento do caso nas estâncias superiores da lei - Supremo e STJ.


Governo admite dificuldades na fiscalização das fronteiras

No Resumo da semana publicado dia 11 de junho o Dia de Política informou que o Governo Federal lançou o Plano Estratégico de Fronteiras, que amplia os esforços na fiscalização dos quase 17 mil quilômetros de fronteiras nacionais.

Semana passada a presidente Dilma Rousseff declarou que o Governo está enfrentando dificuldades nas operações do plano. Segundo ela "o tamanho do Brasil e a diversidade da nossa geografia são os grandes desafios para a segurança na fronteira brasileira" e completa com mais otimismo: "mas estes desafios não nos assustam, vamos usar diversos modos de ação para enfrentá-los".


Crise econômica nos Estados Unidos da América

A grande crise econômica que assola os EUA chega a um ponto crucial, onde republicanos e democratas precisam entrar em acordo para sancionar as devidas medidas para conter os possíveis estragos da crise.

Segundo o presidente Barack Obama o acordo bipartidário foi "bagunçado e levou muio lento", também agradeceu ao povo americano pela pressão feita através da internet da população norte-americana.

A proposta dos democratas, rejeitada pelos republicanos, aumentava o limite da dívida americana em RS$ 2,4 trilhões. Após muita discussão foi acertado um novo acordo, ainda não divulgado, contudo, se não for aceito até amanhã os EUA não terão condições de arcar com todas suas obrigações financeiras, podendo causar uma moratória que afetará todo o mundo.


*

Por alto


São Paulo: Kassab muda o comando de nove sub-prefeituras da cidade.

Brasil sem Miséria: Governo Federal pede ajuda a Estados para continuar com programa.

Orelhões com internet: parceria com operadora OI pode levar internet a orelhões do país.

Meio ambiente: gestão de Kassab descumpre sua própria lei do clima.

Pompéia: região pode ter projeto parecido com o Nova Luz, no centro de São Paulo.

Nelson Jobim: Ministro de Dilma declara que votou em Serra em 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário