domingo, 15 de janeiro de 2012

Panorama da semana

Sem queda de ministros ano começa calmo na política.


*

Eleições municipais

O pleito para a prefeitura de São Paulo só ocorrerá em outubro, contudo, desde o ano passado vem mexendo no cenário político nacional. Uma dos pré-candidatos é o atual ministro da Educação, Fernando Haddad (PT), o qual já gostaria de ter se desligado das funções no ministério para se dedicar a campanha, entretanto, a pedidos da presidente Dilma Rousseff ele ficará no cargo até a reforma ministerial, que ocorrerá no início do mês que vem.

Semana passada o mesmo PT de Haddad recebeu proposta do PSD, partido do atual prefeito de São Paulo, para fazer parte de sua chapa na campanha, com o cargo de vice-prefeito para a sigla recém (re)criada. Todavia, aliados internos do PSD ainda apoiam a aliança com o PSDB que venceu as últimas eleições na cidade.

Enquanto isso, no PSDB, não há nada definido, alguns nomes lançados em pré-candidaturas de um lado e de outro um José Serra lamurioso em dar uma resposta se pretende concorrer ou não novamente ao cargo que deixou para ser candidato a presidente da república em 2010.


Plano SP 2040

Os resultados da consulta pública do Plano SP 2040 foram publicados semana passada. Mais de 25 mil pessoas participaram da pesquisa em diversas plataformas, sendo que 54% destas foram participantes através do site e 39% responderam aos agentes de campo nos terminais, parque e CEUs da cidade.

Os pontos considerados mais importantes foram a fluidez do trânsito, promover uma infraestrutura urbana adequada e dos projetos catalizadores o Cidade de 30 minutos foi o mais votado.

Confiram os resultados na íntegra no próprio site do projeto (clicando aqui).


Secretaria Estadual de Educação

Como já vem ocorrendo em escolas da prefeitura, agora escolas estaduais também terão dois professores em sala de aula. O projeto vem da Secretaria Estadual da Educação e atenderá alunos tanto do ensino fundamental quanto do ensino médio.

Cada escola terá autonomia para aderir ao projeto e em como estes professores auxiliares vão atuar. Entretanto existem algumas limitações para as ações deste docentes. Este segundo professor só poderá exercer funções didáticas em salas acima de 25 alunos no Ciclo 1 do fundamental, acima de 30 alunos no Ciclo 2 e acima de 40 alunos no ensino médio.

A forma como estes professores vão auxiliar a escola e as matérias em que eles vão atuar serão decididos pelas próprias diretorias, somente a distribuição deles que será feita pela secretaria quando da atribuição de aula das escolas


*

Por alto

Minha Casa, Minha Vida: 8 bilhões de reais do programa serão investidos no estado até 2015.

Estudantes: PEC em tramitação pode dar transporte gratuito a todos os níveis de ensino.

Reforma Política: após tanto se tergiversar a reforma volta a pauta da Câmara em fevereiro.

Plebiscito: sistema eleitoral e forma de financiamento de campanhas podem ter plebiscito no país.

Eleições em SP: confiram serie de entrevistas com os pré-candidos realizadas pelo Estadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário