quarta-feira, 13 de julho de 2011

Secretaria Municipal de Cultura

Normalmente lemos manchetes em jornais que anunciam e nos informam sobre acontecimentos fatídicos ou acerca de eventos de grande visibilidade - nacional ou internacional. Quando o assunto são "coisas menores" quase não se dá crédito ou visibilidade a estes. Por isso estou fazendo esta postagem, para mostrar o ótimo trabalho que a Secretaria de Cultura de São Paulo vem desenvolvendo, mas que passa quase desapercebido aos olhos dos paulistanos.


Logo da Secretaria Municipal de Cultura

Comecemos com um pouco de história: a intitulada - hoje - Secretaria de Cultura iniciou suas atividades em 1935 como Departamento de Cultura, nascido do empenho de várias personalidade que almejavam um maior reconhecimento da cultura pela municipalidade (vale ressaltar nomes como Mário de Andrade, Sério Millet e Paulo Duarte).

Atendo-nos pouco ao histórico do órgão governamental, vamos ao que interessa mesmo: a Cultura e o povo paulistano. Você frequentando ou não "lugares" e eventos culturais já deve ter ouvido falar de algum. Em São Paulo podemos citar vários, como o Teatro Alfa, o Conjunto Cultural, a Sala IMAX do Bourbon Shopping e muitas outras. O que este lugarem em comum? São privados, portanto, ter acesso a eles depende de uma boa condição financeira - o que acaba segregando parte da população.

Isso significa que má condição financeira é estar alheio a cultura? Talvez deveria ser assim, mas graças a um ótimo trabalho do órgão supracitado existem sítios e eventos públicos durante todo o ano, que quando não são gratuitos possuem preços populares e acessíveis.


Para quem não conhece o trabalho da Secretaria Municipal da Cultural, vou falar um pouquinho de tudo que ela faz na cidade, separada por "seções" de atuação:


Bibliotecas

São Paulo possui um Sistema Municipal de Bibliotecas composto de 107 bibliotecas, sendo que 54 são bibliotecas de bairro. Essas bibliotecas estão todas integradas por um sistema on-line, onde se pode pesquisar e verificar a disponibilidade de títulos, verificar a localidade das bibliotecas, além de programas de incentivo a leitura como o Bosque da Leitura e o Ônibus-Biblioteca.

Não podemos deixar de falar também da Biblioteca Mário de Andrade, que é a segunda maior do país. Possui um acervo de cerca de 3,3 milhões de itens (é inclusive uma depositária da ONU) e afora isto promove constantemente programas culturais na própria biblioteca.

Uma outra grande aposta da prefeitura, que vem dando ótimos resultados, são as Bibliotecas Temáticas. Em resumo são bibliotecas que possuem um acervo especializado e programas culturais voltado a um tema específico (Ciências, Cinema, Conto de Fadas, Cultural Popular, Literatura Fantástica, Meio Ambiente, Música e Poesia). Estas possuem um blog para divulgação de seus eventos.


Centros Culturais

A secretaria cuida de dois centros culturais. Um deles é o Centro Cultural São Paulo (ou CCSP), com exposições artísticas, exibições de filmes, apresentações de dança e de artes cênicas, oficinas, cursos, além de 4 bibliotecas e salas de leitura infantil. O outro e o Centro Cultural da Juventude, também com cursos, oficinas, uma biblioteca, apresentações teatrais, de dança e circenses.

A Galeria Olido não é bem um centro cultural, na verdade só por denominação não o é, pois tem exposições de cinema, teatro, dança, ministra cursos e oficinas, e em sua programação há exposições de arte constantemente.


Teatros

Além do famoso Theatro Municipal a secretaria, em conjunto com o Departamento de Expansão da Cultura, administra nove teatros distritais (no momento quatro estão em reforma), que sempre tem em cartaz espetáculos ligados aos programas de fomento a cultura da prefeitura - com preços acessíveis a população.


Programas de fomento a cultura

A secretaria, também ligado ao Departamento de Expansão da Cultura, possui 4 programas de fomento a cultura, sendo três deles focados em um universo diferente das artes (Cinema, Dança e Teatro) e um para a Valorização das Iniciativas Culturais.


CONPRESP

O Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo – Conpresp - é o órgão da secretaria que avalia e decreta edificações tombadas como patrimônio histórico da cidade.


Museus

Está sob o controle da Secretaria da Cultura órgãos que cuidam para preservar a história da cidades, os principais deles são a OCA, o Museu da Cidade, o Pavilhão das Culturas Brasileiras e o Centro de Memória do Circo.


*


Isto não é tudo que a Secretaria de Cultura de São Paulo oferece aos paulistanos, eventos como a Virada Cultural e periódicos de divulgação de toda a sua programação - como a Revista Em Cartaz - são promovidos, em parte ou em todo, com a verba destinada a esta secretaria da cidade.

Antes de findar a postagem, quero ressaltar o nome do Secretário Municipal de Cultura Carlos Augusto Machado Calil (leiam um depoimento dele a Biblioteca Mário de Andrade), que desde 2005 está a frente da Secretaria de Cultura de São Paulo e fazendo este ótimo trabalho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário